OVÁRIO MICROCÍSTICO TEM TRATAMENTO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É IMPORTANTE

4 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: A SÍNDROME METABÓLICA É RECONHECIDA COMO UMA ENTIDADE COMPLEXA

QUE ASSOCIA FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES BEM ESTABELECIDOS.

Hoje muitas pesquisas estão focadas na prevenção de doenças frequentes principalmente à medida que a doença cardiovascular foi se tornando a principal causa de morbidade e mortalidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o entendimento das bases fisiopatológicas da doença e a busca de medidas que pudessem prevenir seu aparecimento foram se tornando importante foco de pesquisas nesta área, e comprometendo os jovens mais fortes e resistentes, que abriram a guarda no sentido de se preocuparem menos com sua qualidade de vida. A síndrome metabólica é reconhecida como uma entidade complexa que associa fatores de risco cardiovasculares bem estabelecidos, como hipertensão arterial (pressão alta), hipercolesterolemia e diabetes entre outros, com a deposição central de gordura e a resistência à insulina. A definição dada pela Organização Mundial de Saúde define síndrome metabólica como resistência a insulina ou distúrbio no metabolismo da glicose. A síndrome metabólica ganha dimensão como um dos principais desafios da prática clínica nesse início de século. Afinal, sua concomitância com afecções cardiovasculares aumenta a mortalidade geral. O termo nutracêutico define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médico ou de saúde, para que incuta na cabeça de jovens fortes serem saudáveis.
Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças, que nesta ótica poderão ser considerados jovens fortes e saudáveis. Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas para alimentos geneticamente planejados, alimentos funcionais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas. O alvo dos nutracêuticos (jovem forte) é significativamente diferente dos alimentos funcionais, por várias razões, enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças (apelo médico) são relevantes aos nutracêuticos (jovem forte), apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais e enquanto que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum. Nas últimas décadas o uso dos alimentos funcionais e nutracêuticos no tratamento e prevenção de doenças crônicas vêm aumentando por ser menos agressiva e tão eficaz quanto à terapia convencional na maioria dos casos.
Esse estudo propõe a utilização de nutracêuticos (jovem forte) para o tratamento e prevenção dos fatores que causam a síndrome metabólica. O primeiro tipo de intervenção recomendada para estes pacientes é a modificação do estilo de vida, priorizando uma dieta saudável, a prática regular de atividade física, do combate ao tabagismo, uso abusivo de álcool e estresse. O tratamento deve priorizar a perda ponderal, o que, por si só, melhora a sensibilidade à insulina e confere benefícios adicionais em relação às demais anormalidades características da síndrome. A perda de peso propicia melhora em todos os aspectos da síndrome metabólica, associando-se à redução de mortalidade, em especial a mortalidade cardiovascular. Mesmo pequenas reduções de peso (em torno de 5% a 10%) mostraram-se benéficas. É importante destacar que níveis pressóricos e perfil lipídico adequado, determinam melhora da resistência à insulina. A redução da pressão arterial inferiores a 130/85 mmHg pode ser útil em pacientes com elevado risco cardiovascular.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. A síndrome metabólica é reconhecida como uma entidade complexa que associa fatores de risco cardiovasculares...
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com

2. A doença cardiovascular vem se tornando a principal causa de morbidade e mortalidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento...
http://gorduravisceral.blogspot.com

3. O primeiro tipo de intervenção recomendada para pacientes é a modificação do estilo de vida, priorizando uma dieta saudável, a prática regular de atividade física, combate ao tabagismo, uso abusivo de álcool e estresse...
http://controladaobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Camila Marques Protasio, Émerson José Tenório Lopes e Leila Bastos Leal. Preparações nutracêuticas usadas no tratamento de síndrome metabólica.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Google Maps: